Nesta quarta-feira, dia 30 de maio, é o Dia Mundial da E.M. (Esclerose Múltipla) no mundo todo. Um desafio que sempre aparece aos portadores de E.M. é o desafio da informação. O nome de ‘Esclerose Múltipla’ acaba dificultando a vida de muitos portadores. Principalmente quando a pessoa descobriu recentemente que tem E.M. Apesar da E.M. estar presente em nossa vida ela Não é a Nossa vida.
Depois de me encontrar com vários Nãos portadores de E.M. e sempre aparecerem as mesmas perguntas, eu acabo fazendo uma lista dos NÃOs da E.M. O que ela Não É.
Eu sei que o universo médico é imenso por isso eu passei esta lista para vários médicos para saber se há algum erro grave. Informaram-me que estava tudo correto. É claro que estas respostas foram considerando a média sobre os acontecimentos da E.M. por isso considere esta lista apenas como informações para os Nãos portadores.
Os NÃOs para entender a EM:
- NÃO se sabe por que o corpo se auto-ataca. Qualquer pessoa que diga que sabe, é chute!
- NÃO há como prevenir a EM e nem se pode afirmar quem é ou não é propenso a ter a doença.
- NÃO se morre disso.
- NÃO é contagioso.
- NÃO se conhece a cura disso até o presente momento. Só existem remédios para aliviar as realidades do portador.
- NÃO há um padrão para a evolução desta doença. Por isso o nome ‘múltipla’. Se pegarmos 10 portadores de EM serão 10 casos diferentes.
- NÃO tem nada a ver com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Esta é outra doença que não tem NENHUMA semelhança com a EM e NENHUMA ligação de complementaridade. É que, às vezes, as pessoas confundem uma doença com a outra.
Cada portador tem o tratamento que decidiu com o seu médico. O importante é que o portador se sinta bem com a sua escolha e não faça julgamentos sobre as escolhas dos outros portadores. Nesse dia 30 de maio os portadores de E.M. em todo o Brasil e em todo o mundo precisam se encontrar com outros portadores, conversar entre si e pensar como se relacionar com a má informação sobre a E.M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário