segunda-feira, 26 de maio de 2014

Participar das coisas da Vida!

Oi Amiga, Oi Amigo,

Ter Acesso significa Participar das coisas da Vida! Se locomover, poder trabalhar, poder estudar, poder se alimentar, poder namorar, poder ter e criar seus filhos e mais uma porção de coisas que NÃO significam um Presente e SIM um DIREITO de qualquer ser humano!

Este ano, 2014, a MSIF (Federação Internacional de Esclerose Múltipla) lembra que, no Dia Internacional da E.M. (sempre é na última quarta-feira do mês de maio), há um monte de maneiras de lembrar a EM e como conduzir isso assim como foi lembrado em 2013:

Sensibilizar - Um dos objetivos principais do Dia Mundial da EM é sensibilizar a EM entre o público em geral.

Educar – O Dia Mundial da EM também é uma grande oportunidade para reunir pessoas com Esclerose Múltipla (EM), seus amigos, familiares e prestadores de cuidados, a fim de aprender e compartilhar conhecimentos.  

Campanha – O Dia Mundial da EM é uma grande oportunidade para fazer campanhas sobre as questões que afetam a todas as pessoas. Deve-se inspirar-se no tema de Acesso deste ano e pedir aos tomadores de decisão para ajudar a tornar a vida mais fácil para as pessoas com EM.

Trabalho em conjunto - Muitos problemas de acesso que são enfrentados por pessoas com EM são compartilhados com outras condições / com outras deficiências – os grupos devem tornar a sua voz mais ativa! Globalmente 1 em 7 pessoas experimentam alguma deficiência. Melhorar o acesso melhoraria a vida de pelo menos um bilhão de pessoas no mundo.

Uma palavra que rima com Acessibilidade é Necessidade. Termos um mundo melhor é termos um mundo onde as pessoas Convivem com este mundo de Maneira Fraterna e de Maneira Justa. Assim construímos um mundo melhor! Necessitamos disso para construirmos o mundo que queremos!

O Acesso Não é uma Dádiva, Não é um Presente. É a Razão de Ser da Humanidade! Um Dia vamos ENTENDER que o Outro tem o DIREITO de Ser o Outro!

Coloco abaixo um texto do meu livro Projetando...

“...uma pessoa decidiu que mudaria o mundo, mas depois de certo tempo viu que isso era um trabalho enorme. Então resolveu tentar mudar seu País. Também viu que isso era um trabalho enorme. Então tentou mudar a sua cidade, depois o seu bairro e depois a sua casa. Tudo isso eram trabalhos enormes. Então ele decidiu mudar a si mesmo. Com esta mudança ele mudou a sua casa que acabou mudando o seu bairro que acabou mudando a sua cidade que acabou mudando o seu País e que acabou por mudar o mundo.

A EM é uma doença humanamente desafiadora. É uma doença que mexe com as ‘seguranças’, com as ‘estabilidades’, com as ‘certezas’, com as ‘aceitações’, com as ‘fragilidades’ e com a forma de se relacionar de cada pessoa. Duas ‘parentes’ próximas a estes desafios são o medo e a ansiedade que devem ser combatidos e superados.” (Rodrigo Drubi, Rodrigo e a E.M. Projetando..., editora Multifoco, RJ, Brasil, pg. 12, 2011).

Por isso a acessibilidade depende de VOCÊ!

Abraços

Rodrigo

Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive no Brazil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário