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Oi
Amiga, Oi Amigo,
O leigo e a leiga são sempre povo
de Deus, ou seja, não um povo qualquer, mas o povo com o qual Deus se relaciona
e se faz presente em suas realidades históricas. Teologia leiga é Teologia Povo
de Deus.
Falta ainda uma direção para essa
Teologia Povo de Deus. Será uma Teologia para o povo de Deus ou a
partir do povo de Deus? Existe aqui uma diferença significativa de
concepção. A primeira nos remete a uma teologia que se sistematiza de forma
independente, fora da realidade do povo de Deus. São definidos os conceitos
teológicos e em seguida aplicados à realidade humana. A segunda direção é por uma
teologia sistematizada dentro da realidade do povo de Deus. Ela nasce no
ambiente deste povo.
Para decidirmos entre uma ou
outra direção utilizaremos Lc 11,29-32, quando Jesus responde aos
questionamentos do povo, dizendo que para aqueles que precisam de sinais, será
dado apenas o sinal de Jonas. O profeta Jonas e sua pregação em Nínive
demonstram bem essa problemática da teologia “de fora para dentro” (quando
sistematizada e em seguida aplicada à realidade do povo) e a teologia “de
dentro para fora” (quando nasce no ambiente do povo e em seguida se
sistematiza).
A pregação de Jonas encontra um
povo condenado com a injustiça social. É um povo pagão, que com uma atualização
para os nossos dias, é um povo qualquer, que não professava a mesma fé que o
profeta Jonas. Pela pregação o povo se arrepende e, por isso, acaba sendo salvo
por Deus. Não deixaram de ser pagãos, o que irrita profundamente o profeta
Jonas. A teologia de Jonas é “de fora para dentro”, por isso não compreende
como esse tipo de atitude pode libertar, por não conseguir enquadrar tal
atitude nas definições desta teologia. A salvação de Deus acontece pela mudança
de atitude dos ninivitas e a partir disto, se constrói a teologia da salvação
de Deus. A pregação de Jonas, o arrependimento e a salvação dos ninivitas
apresentam o caminho da teologia “de dentro para fora” como a direção que deve
seguir uma teologia e, portanto, ser teologia a partir do povo de Deus.
A teologia do profeta Jonas
indica outro caminho, porém o profeta faz o que Deus mandou, mesmo não
concordando. Esse desacordo será motivo do último diálogo do livro, entre Jonas
e Deus.
Mesmo que a teologia aponte um
caminho inadequado, a missão do profeta se realiza porque Deus e seus caminhos
se apresentam antes da teologia. Pela missão, pelo anúncio e pela conversão, os
ninivitas são salvos, mesmo contra tal teologia. É preciso, portanto,
desenvolver outra teologia que parte da realidade desses ninivitas, uma
teologia “de dentro para fora”.
Jesus apresentou o sinal de Jonas
como o único sinal, e nos arriscaríamos a dizer, como único caminho possível
para a teologia. Qualquer tipo de teologia que não aflore e não se vitalize na
realidade do povo de Deus, não faz parte do que o sinal de Jonas indicou, e não
pode ser também sinal do Reino inaugurado por Jesus.
Juan L.Segundo, importante
teólogo latino-americano, nos alerta para um perigo ao utilizarmos esta
direção: “O homem encontrará o Deus vivo unicamente no homem e em sua história.
Não nas alturas, nem no além. Mas, por outro lado, não conseguirá captar o Deus
vivo somente a partir da história do homem. Deus se revela na história, mas não
aflora da história”
Precisamos ter o cuidado de não
construirmos Deus pela nossa realidade. A teologia acontece a partir do povo de
Deus, mas com o dado da Revelação atualizado pela teologia. “Todas as funções e
estruturas eclesiais, desde o magistério ao sacramento, do pontificado ao
laicato, não tem outro sentido senão a tradução criadora de uma mensagem falada
em outras circunstâncias, aos problemas que levanta hoje o homem sujeito à
história”. É o que o teólogo chama de “sensibilidade histórica”. É esta
sensibilidade que faz com que a teologia perceba a realidade do povo de Deus,
realize a interação com esta realidade, se torne atual e seja relevante como
elemento de construção do Reino. Por isso, além de estar presente na realidade
do povo de Deus, é necessário também percebê-la em suas estruturas
(sensibilidade), integrando a ela o dado da fé. Esta é a teologia a partir do
povo de Deus.
Falar de uma teologia a partir do
povo de Deus é falar ao mesmo tempo de uma teologia situada nas realidades
deste povo, mas também de uma teologia crítica e coerente com a Revelação. Ser
coerente é ser sensível, sendo capaz de exercer o discernimento. O teólogo e a
teóloga devem estar em constante processo de discernimento, onde possam
perceber quando a sua teologia leva à salvação, e quando leva ao deserto ou ao
fundo do mar.
O leigo e a leiga são povo de
Deus. Teologia leiga é teologia Povo de Deus. Como? A partir do povo de Deus,
atualizando o dado da fé Revelada. Não há sentido em um caminho diferente, pois
condenaria os ninivitas de ontem, de hoje e de amanhã. A irritação do profeta
Jonas nos mostra a dificuldade e nos desafia a transformarmos a teologia que
aparece como senhora da verdade, para sua real função, a de serva desta
Verdade.
Rodrigo
Rodrigo é
Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive em Tapiraí,
SP, Brasil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o
ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas.
OI RODRIGO,DIFICIL ENTENDER TEOLOGIA,SE OS NINIRAS SÓ SE ARREPENDERAM DA BOCA PRA FORA,EU NESSE MUNDO CRUEL ,NÃO SEI SE VOU PARA ESQUERDA OU DIREITA
ResponderExcluirABRAÇOS
OI LUCYARA, TUDO BEM? SEI QUE DECIDIR PARA QUE LADO VAMOS É DIFÍCIL ASSIM COMO ERA PARA JONAS. O ARREPENDIMENTO FOI DIFÍCIL PARA ELES POIS ELES DOMINAVAM TUDO NA ÉPOCA. NO FINAL DO LIVRO DE JONAS, NO CAP 4, TEM UM DIÁLOGO DE JONAS COM DEUS. NO HEBRAICO TEM VARIAS FORMAS DE CONTAR O NUMERO DE PALAVRAS. ESSE NUMERO É IGUAL E MOSTRA UMA COMUNICAÇAO DE DEUS CONOSCO IGUAL A QUE NÓS TEMOS COM ELE. ELE FALA CONOSCO DE MANEIRA QUE NÓS ENTENDEMOS! ELE CONTINUA CONOSCO. SEJA PARA A ESQUERDA OU SEJA PARA A DIREITA! É SEMPRE!!!O TEMA DO DIA MUNDIAL DA EM É 'INDEPENDENCIA'. CHEGAMOS A INDEPENCENCIA PELOS NOSSOS ATOS!ABRAÇOS
ExcluirExcelente texto Rodrigo, muito bem aplicado em detalhes! É isso mesmo, concordo !
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