segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

Rodrigo Drubi

            O dia 30 de agosto é o Dia Nacional (Brasil) e o Dia Municipal (São Paulo) de Conscientização da E.M. (Esclerose Múltipla).

            Um desafio que sempre aparece aos portadores de E.M. é o desafio da informação. O nome de ‘Esclerose Múltipla’ acaba dificultando a vida de muitos portadores. Principalmente quando a pessoa descobriu recentemente que tem E.M. Apesar da E.M. estar presente em nossa vida ela Não é a Nossa vida.

            A esclerose múltipla (E.M.) é uma doença inflamatória que envolve o sistema nervoso e de defesa, não é hereditária, não é contagiosa, de causa desconhecida, que não tem cura, mas tem tratamento.

            Temos que enfatizar o termo CONSCIENTIZAÇÃO. Conscientizar é formar consciência do que de fato É Esclerose Múltipla e o que NÃO É ! E este processo de informar o que é isso, a Esclerose Múltipla, tem de ser apresentado por todo o portador. Isso é FORMAR CONSCIÊNCIA.

            Pensar sobre o que se conhecia sobre a E.M. há 40 anos e hoje se verifica como o conhecimento e a percepção sobre a E.M. foram aprimorados. A consciência sobre o que é a E.M. e como conviver com ela deve ser evolutiva SEMPRE ! Isto vai acontecer SEMPRE principalmente se as pessoas envolvidas neste processo incentivam a procura de novos conhecimentos.

            A data de 30 de agosto é um incentivo para isso.

Um comentário:

  1. OI RODRIGO
    procurando informações sobre (E.M)achei vc aqui gostei muito de todo o seu comentário,essas informações fazem toda diferença na vida de muita gente,eu ainda não tenho o diagnóstico mas já sofro a três anos fui a vários médicos e nada,e foi justamente buscando informações,na internet achei aqui no meu estado uma especialista E.M.
    me consultei com ela e por fim grandes chances de ser EM,aqui é tudo muito difícil,vc sabe saúde publica no brasil´;só DEUS,estou aguardando resultado de exames,mas já me encontro paralisada o meu lado esquerdo,braço e perna,sinto muitas dores de cabeça e dormeça no lado esquerdo isso sem falar das dores,mas em fim sou mais uma apoiadora desse trabalho lindo que vc faz!
    tudo que posso eu curto no meu Facebook.
    é muito bom ter vc,e outros para nos informar mais sobre o que é e como é EM.
    preocupa não....não é um livro...hehehehe.
    meu muito obrigada,e um abraço....

    ResponderExcluir