segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os nossos violinos

Rodrigo Drubi
 
          A peça de teatro de Kempinski, o 'Dueto para Um' mostra uma a estória de uma violinista impedida de exercer a sua vocação, condição imposta pela esclerose múltipla e se retira de cena no auge de sua carreira. Isso a deixa muito incomodada, principalmente porque não podia mais tocar seu violino. Nós temos sempre que 'tocar nosso violino?' A peça discute bem sobre como era a situação da pessoa antes de ser diagnosticada com EM e depois de ser diagnosticada a EM. As nossas formas de se relacionar com a nossa vida mudam, mas não podemos deixar de nos relacionar. Será de uma forma diferente, mas nunca olhando 'como era' e sim visando 'como será'.

 
          Algumas pessoas não aceitam 'deixar de tocar seus violinos'. 'Violinos' é uma forma figurada de falar sobre o que tínhamos, por exemplo: nosso trabalho, nossa forma de viver, nossa forma de lazer, nossa forma de se relacionar com os nossos amigos, nossa forma de amar. Tínhamos? Ou não tivemos? Mas agora temos que construir essas coisas com uma realidade diferente. Muitas vezes acabamos por deixar os nossos atuais 'violinos'. É a capacidade que o ser humano tem de construir formas novas de se relacionar, de mudar seu jeito de ser. Isso produz um som que nenhum violino pode fazer.

 
          Há 25 anos, a sra. Ana Levy estava assistindo esta peça e depois que a peça terminou resolveu organizar um grupo que tinha necessidades parecidas com a da personagem. Foi quando nasceu a ABEM, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

 
          Devemos sempre 'tocar' os nossos instrumentos musicais. Mas, às vezes, mudamos de 'instrumentos'. Mas a música nunca acaba. Não pode parar.
 

          Um lembrete final: o título da peça é 'Dueto para Um'. Mas 'dueto' não é composto de duas pessoas? É que a todo o momento, na peça, a violinista se questionava sobre a sua nova forma de ser e de viver e esse questionamento levou ela a ser agente atuante desta nova forma. Um provérbio chinês lembra que 'uma longa caminhada começa com um primeiro passo'. Caminhe, modifique e participe do seu 'dueto' e dê seu primeiro passo. Só depende de você.

 
(texto publicado no livro ‘Projetando...’ editora MultiFoco (RJ) do autor Rodrigo Drubi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário