domingo, 24 de junho de 2012

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Rodrigo Drubi
            Esta frase: ‘Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come’ é muito conhecida e muito usada, principalmente quando a pessoa se vê indecisa sobre o que ela deve fazer, sabendo que qualquer das opções que ela pode escolher podem não resolver o que ela deseja.
            Na nossa vida, muitas vezes, nos encontramos em situações que não nos mostram uma resposta direta. A dúvida assusta. Há pessoas que vão optar por alguma alternativa, outras pessoas vão desistir de acharem uma alternativa, ou...ou...
            Na verdade esta frase está incompleta. Ainda falta um pedaço. A frase completa é ‘Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, SE JUNTAR O BICHO FOGE !
            A união nos ajuda a vencer nossas dificuldades. Hoje a sociedade é muito individualista. Uma pessoa comete um erro e outra pessoa comete o mesmo erro e outra pessoa comete o mesmo erro e vai correndo algo que poderia ser evitado desde o momento que foi percebido que algo foi errado.
            Usei a palavra ‘bicho’ no sentido figurado. Pode ser tudo o que nos assusta, nos amedronta, nos impede de seguirmos em frente. Cada pessoa tem seus próprios ‘bichos’.
            Inseguranças, medos e incertezas são comuns a qualquer pessoa. O que não é comum é a resposta que cada um resolve dar e como a pessoa vai se relacionar com estas questões. Há pessoas que vão ultrapassar estes conceitos transformando inseguranças em seguranças, transformando medos em atitudes e transformando incertezas em certezas. E há pessoas que se decidem por ter inseguranças, medos e incertezas. Você decide qual resposta que vai querer escolher.
            Se estas decisões aparecem como algo de difícil solução procure se unir com pessoas que podem te ajudar.
            Uma vez uma pessoa me falou que não conhecia ninguém que pudesse lhe ajudar e eu lhe perguntei: será que você não conhece mesmo alguém que possa ajudar ou será que você não está querendo conhecer esta pessoa? O bicho está com essa pessoa, faz o bicho fugir, ir embora.

texto publicado no livro ‘Superando...’ editora MultiFoco (RJ) do autor Rodrigo Drubi

Um comentário:

  1. Boa noite Rodrigo, espero que você ainda esteja

    Para o enigma;

    "Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. O que fazer?"

    Pois é, há uma solução sim:

    A reposta é : "SÓ JESUS SALVA!".
    Faça tudo o que estiver ao seu alcance e deixe o resto com Deus. Simples assim!!!
    Grande abraço.

    Remiro Trindade

    ResponderExcluir