quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sermos RESILIENTES constrói um mundo Melhor... Translations: RESILIENT we build a Better world... RESISTENTE construimos un Mundo mejor...

Oi Amiga, Oi Amigo,

Hoje eu estava pensando em um termo bem importante para nós, a Resiliência. Eu já havia tratado esse termo em um post que eu coloquei aqui neste Blog (http://rodrigoem.blogspot.com.br/2014/03/resiliencia.html) e volto a escrever novamente sobre isso.

Os materiais possuem características Plásticas e Elásticas. Isso significa que ao sofrerem alguma deformação podem voltar ao normal. Isso mostra a Física dos Materiais.

A Psicologia vai utilizar este mesmo termo para explicar o comportamento das pessoas. A Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, Vencer obstáculos e Não Ceder à pressões externas.

Depois de ouvir muitas vezes pessoas falando de seu passado, como eram e como não são mais, pensei no termo Resiliência, onde podemos nos realizarmos de maneira, às vezes, diferente do que éramos, mas podemos.

Aconteça o que acontecer, Não deixe de ter Sonhos. Este executar Sonhos nos permite entender que podemos ir Além das coisas que se espera. Por isso que eu escrevi o texto que está a seguir, a este texto neste Blog, para aqueles que, ao saberem que tem a E.M. ficam sempre se perguntando o Por que isso, a E.M., aconteceu (por exemplo: por que tenho isso, ou por que me aconteceu isso, ou...) Quando na verdade a pergunta fundamental é PARA QUÊ ME ACONTECEU ISSO?

Há Muitas pessoas mostrando que nas suas dificuldades elas se expressam por vários modos (blogs, contatos pessoais, publicações, sites entre outros). Gosto de uma frase do Gustavo, da AME, aqui no Brasil. A frase é a seguinte: "O que há de comum entre os que foram privados da visão, audição ou fala? Todos encontraram formas de se expressar..." Gustavo San Martin (AME-Brasil).

A expressão é muito importante para nós e hoje com este mundo globalizado podemos conversar com pessoas do mundo todo!

Abraços

Rodrigo

Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive em Tapiraí, SP, Brazil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário