segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que Deus Não É!






Oi Amiga, Oi Amigo,

Hoje, nas dificuldades do dia a dia, cada vez mais as pessoas estão buscando Deus. Nesta procura aparecem algumas perguntas: Como é este Deus? Onde Ele está?

Como podemos buscar algo que não conhecemos? Caso O encontremos, como saber que de fato é Deus?

Deus se apresentou e se apresenta a todos os povos de diferentes maneiras, razão pela qual existem várias religiões. Vamos escolher um caminho para procurar conhecer Deus. Esta escolha será através de Cristo e da Bíblia, que é a Palavra Revelada por Deus. Não é a única escolha, e sim é uma escolha, pois muitas religiões levam até Deus.

Voltando àquelas perguntas do primeiro parágrafo, a única pista para responder a todas elas é de que nunca entenderemos como é Deus, porque se entendermos Deus isso vai significar que Ele será do tamanho de nossa inteligência, só que Ele é bem maior! Ainda bem que na Sua eterna sabedoria, Deus se Revela para nós em sua Palavra e na pessoa de Jesus Cristo deixando claro o que Deus não é!

A imagem de Deus na Bíblia se desenvolve, se Revela, aos poucos para a humanidade. No início, a partir do livro do Gênesis, Deus conversa diretamente com o homem na pessoa de Adão. Acontece o pecado original e esta ligação é rompida. O desenvolvimento Bíblico apresentará, em seguida, a comunicação de Deus com os patriarcas e depois com os profetas para que estes transmitam a Palavra ao povo. Ao falar diretamente com o homem, a Palavra de Deus não foi entendida. Ao usar os patriarcas e os profetas para passar Sua Palavra, o povo também não entendeu. A próxima e definitiva tentativa de Deus será vir Ele mesmo até nós, se encarnando como Jesus Cristo, para anunciar Sua Palavra e mostrar como esta deve ser realizada. Como está escrito no prólogo do Evangelho de João: “e o Verbo se fez carne!”

Em Jesus encontramos dois aspectos fundamentais:

-          Revelação definitiva: Jesus é a Revelação DEFINITIVA de Deus. Não é necessário nenhum outro acréscimo. O que Deus tinha para esclarecer, Jesus esclareceu. A vida e as obras de Jesus esclareceram. Deus não tem mais nada para dizer, porque já disse tudo, cabe a nós entendermos e interpretarmos, à luz da Fé. Por isso, ficam abolidas outras Revelações posteriores. Tudo foi Revelado na pessoa de Jesus.

-          Jesus mostra: Diferente de falar à Adão ou aos profetas, Jesus vai falar e mostrar o que Deus quer das pessoas. Jesus fala de Amor e mostra o que é amar. Fala de perdão e mostra o que é perdoar. A vida de Jesus é a prática do Reino de Deus. Quando Deus se encarna como Jesus, junta a teoria e a prática da Sua Palavra.

Ao se Revelar para nós, como já foi dito antes, Deus não nos diz claramente como Ele é pois não podemos entendê-lo. Mas estudando e meditando sobre a Revelação, entendemos como Deus não é. Vamos ver o que Deus não é:

-          Deus NÃO é rancoroso, NÃO é castigador: quantas vezes o povo de Israel descumpriu suas promessas para com Deus? Os apóstolos abandonaram, traíram, não acreditaram em Jesus e qual foi o castigo? Em Lc 14,11-31 o filho pródigo é recebido com festa pelo pai, mesmo depois de todas as suas faltas, e volta por que estava com fome e não porque se arrependeu. O pai o acolhe, porque é pai, e Deus é Pai.

-          Deus NÃO erra: Toda a manifestação de Deus é CERTA. Não existe erros. Se Deus se enganasse ou mudasse de idéia não seria Deus. Alguma vez Jesus mudou de idéia ou errou uma profecia nos Evangelhos?

-          Deus NÃO prende o ser humano: Cada pessoa é livre para optar pelo bem ou pelo mal. Deus em sua infinita sabedoria nos dá o que chamamos de livre arbítrio. Se Deus interferisse diretamente na vida das pessoas, não haveria este livre arbítrio. Cada um é livre para escolher seus caminhos, mas também responderá pelas conseqüências.

-          Deus NÃO tem a obrigação de intervir em nossos problemas: Se quero beber bebidas alcoólicas excessivamente e depois de certo tempo adquiro um câncer no fígado, não é Deus o responsável por isso e também não é responsabilidade Dele me curar. Deus nos deu uma vida, uma inteligência e um mundo com os mais variados recursos para nos desenvolvermos. O maior milagre é estarmos vivos. Estar vivo basta para lutarmos contra as adversidades da vida: doenças, acidentes, medos, depressões e outras mais. Jesus cura um leproso e não todos os leprosos do mundo. Jesus cura um paralítico e não todos os paralíticos do mundo. Suas curas são para mostrar como deve ser o Reino de Deus: sem dor, sem medo e sem opressão. Aquele que está oprimido deve ser ajudado pelos outros. A cura não precisa ser física, deve ser para estabelecer relacionamentos fraternos entre as pessoas. Não foi Deus que colocou a dor no mundo e não será Ele que irá tirá-la. A dor é conseqüência do que passamos ou fazemos com nossa vida. Qual pai que gostaria que seu filho não quebrasse a perna jogando bola, ou não tivesse uma desilusão amorosa, ou não perdesse o emprego? Mas a liberdade da vida tira o controle sobre estes infortúnios. Se Deus resolvesse impedir de quebrarmos nossa perna jogando bola ou que não percamos o emprego, não seríamos livres e a vida não teria o menor sentido. Não existiria aprendizado e escolhas, e sim um cumprimento de um roteiro, como em um teatro.

-          Deus NÃO deixa de amar seus filhos: Jesus amou toda a sua vida. Mostrar como deve ser o Reino de Deus, mais do que curar, foi lutar contra tudo o que oprime nas pessoas. É desvendar o que está por trás da realidade de cada um. A lepra mais do que uma doença, é a separação do leproso da sociedade, é a exclusão. O Amor de Jesus é o que diz: “ eu me importo com você, você tem lepra mais eu toco em você ” (o que era proibido na época). Jesus não quis acabar com a lepra do mundo, Jesus quer reatar as pessoas mostrando que mesmo com doenças e níveis sociais diferentes, todos são iguais e merecem o igual respeito. Segundo o Evangelho de João, Jesus é Amor, e portanto, Deus é Amor! Procure onde há amor e encontrará Deus. Se temos dúvidas se encontramos Deus em determinado momento, é só verificar se existe amor, se não, certamente Deus não é.

-          Deus NÃO é o Deus da Lei:. Jesus resume os 10 Mandamentos em 2: Amar a Deus e Amar ao próximo como a si mesmo. Quem ama não mata, não rouba, não cobiça e tudo mais que estão descritos nos Mandamentos de Moisés. Quantas vezes Jesus cura em dia de sábado, que era proibido pela Lei judaica? Alguma vez Jesus ofereceu ou incentivou holocaustos e sacrifícios para Deus no Templo? Jesus quer o relacionamento fraterno entre as pessoas acima de rituais e leis. É um Deus que resumiu todas as suas leis em um verbo: amar.

Saber o que Deus não é não ajuda a entendê-lo, mas é fundamental para que não sejam criadas imagens e idéias erradas. Agostinho, um dos grandes teólogos do séc. V, vai dizer que não podemos tocar, nem ouvir, nem imaginar, nem olhar para Deus, mas podemos saboreá-lo, podemos experimentá-lo. O relacionamento humano com Deus se dá na experiência nossa com Deus, e, para que não haja dúvidas, o próprio Deus, na pessoa de Jesus, veio nos mostrar como fazer esta experiência.

Rodrigo
Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive em Tapiraí, SP, Brasil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário