terça-feira, 16 de junho de 2015

Uma discussão a partir da Teologia


Oi Amiga, Oi Amigo,

A influência da religião precisa acontecer também com os profissionais da saúde. É sempre o desafio do diálogo entre a Fé e a Ciência. Não importa qual é a religião escolhida e sim perceber que a religiosidade é elemento fundante da personalidade humana. Não se pode chegar ao extremo dessas características. Ou negar totalmente ou aceitar demasiadamente, sob o risco de desviar suas conclusões e percepções do fenômeno religioso. Isso vale para os profissionais da saúde e para os pacientes com o cuidado que os pacientes ficam suscetíveis a crenças condicionadas ao alívio das inseguranças geradas ao portador de alguma doença crônica.

A EM é uma doença que mexe com as nossas seguranças, com as nossas estabilidades, com as nossas certezas, com as nossas aceitações e com as nossas fragilidades. Esses são tipos de valores antigos que serão transformados em novos valores.

Perda de papéis sociais e construção de novos papéis mostram uma realidade nova para os portadores de EM.

Portadores de EM não se identificam como grupo tendo dificuldades de conviverem entre si. É algo socialmente depreciativo.

A dificuldade de locomoção é um desafio pastoral e missionário para as religiões resolverem. É uma forma de integração dos portadores no ambiente urbano. É necessário combater o individualismo que os portadores de EM se encontram.

Dizer que a doença seria causada por Deus é uma afirmação questionável onde algumas parcelas religiosas podem até concordar com isso, que é uma minoria, mas isso não é comum na interpretação da maioria das religiões (por exemplo o Cristianismo, o Judaísmo tradicional, o Judaísmo intermediário, o Judaísmo liberal, o Islamismo, as religiões orientais, as religiões africanas, entre outras).

Isso tudo é um elemento interessante para uma pesquisa teológica. Para tal, a utilização de uma pesquisa do campo das Ciências da Religião para o campo Teológico motiva uma decisão de fé. É a sempre discussão entre as disciplinas fenomenológicas e as disciplinas teológicas que entram no campo da fé. Por isso essa passagem leva a uma escolha de fé. Pode se falar de Imagens de Deus na EM. Haveria muitos campos que poderiam ser abordados. Por exemplo a teologia pastoral ou a teologia missionária ou a teologia moral ou a teologia ecumênica ou algum outro campo da teologia.


Rodrigo
Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive em Tapiraí, SP, Brazil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário