quarta-feira, 4 de junho de 2014

O tema da Acessibilidade

Oi Amiga, Oi Amigo,

Hoje eu entrei na internet e me chegou um email do Brasil falando sobre as dificuldades de acesso que a pessoa passava e mostrava bem como foi acertado o tema escolhido, em 2014, pela MSIF (Federação Internacional de Esclerose Múltipla). O tema foi o da Acessibilidade.

Lembro novamente aqui que a Acessibilidade NÃO é um presente. É um DIREITO de TODAS as pessoas!

Todos os países devem se unir e mostrarem que este Direito deve ser elemento importante dos governos. Sozinhos somos fracos e JUNTOS SOMOS FORTES!

Falar de Acessibilidade significa falar de se ter Acesso a Educação, a Alimentação, a Transporte, a Moradia e mais uma porção de coisas importantes para TODAS as pessoas!

Escrevo novamente o que NUNCA podemos nos esquecer:

“Uma palavra que rima com Acessibilidade é Necessidade. Termos um mundo melhor é termos um mundo onde as pessoas Convivem com este mundo de Maneira Fraterna e de Maneira Justa. Assim construímos um mundo melhor! Necessitamos disso para construirmos o mundo que queremos!

O Acesso Não é um Presente. É a Razão de Ser da Humanidade! Um Dia vamos ENTENDER que o Outro tem o DIREITO de Ser o Outro!”

Essas coisas parecem tão simples e tem pessoas que vão ler um texto desse e se surpreenderem! Essa surpresa não pode mais acontecer! Isso tem de ser Comum na vida de qualquer pessoa!

Lembro o tema que a MSIF incentivou que os portadores escrevessem. 

O ‘Um Dia...’ Já foram escritas 3.260 frases. Um Dia Não vamos esperar algo para vir. JÁ TEREMOS!  

Abraços.

Rodrigo

Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive no Brazil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo, tudo bem?

    As pessoas têm uma noção muito restrita de acessibilidade mesmo. Como se rampas, elevadores, corrimões, áreas PNE não fossem feitas para elas, mas basta uma perna quebrada, uma mala, carrinho bebê para tudo isso mudar. Tem uma campanha no metro de sp que gosto muito. Nela, nos elevadores e bancos preferenciais tem a frase: isso tbm é direitos humanos. Assim, como acham que acessibilidade é só pra deficiente, acham que direitos humanos é "direito de bandido".

    Abraço
    Jota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jota,

      Eu vou bem e você?

      Concordo com você sobre a Acessibilidade que, às vezes, a pessoa pode entender que é Apenas para os Outros e depois ela fica sabendo que também pode ser para ela.

      A Campanha do Metrô de SP é interessante para Formar Consciência!

      Eu moro na região de Sorocaba e toda a vez que eu vou a SP tenho de ir com a minha bengala. Hoje eu não preciso disso, porém em metrô ou ônibus tenho que estar com ela. Eu não consigo ficar muito tempo em pé e eu acabo me sentando em uma cadeira para deficientes, quando tem. Por isso estar com a bengala me facilita para não precisar explicar que sou deficiente ou ter de apresentar documentos.

      Há muito a se fazer! A educação, a educação...

      Abraço

      Rodrigo

      Excluir