sábado, 18 de abril de 2015

Dialogando com as pessoas, Dialogando com o mundo... Translations: Talking with people, Dialoguing with the world... Hablando con la gente, Dialogando con el mundo...

Oi Amiga, Oi Amigo,

A importante tarefa de dialogar é Importante que Aconteça! Você pode facilitar que isso Aconteça! É Dialogar com o mundo e Dialogar com as pessoas. Essas pessoas têm suas formas de ser e de viver. Dialogar com elas é, antes de qualquer coisa, se relacionar com elas. Essa relação deve acontecer a partir de formas e cuidados. Nós, em nossos diálogos com familiares, com amigos ou no trabalho, devemos nos preocupar em construir uma comunicação positiva, que diz alguma coisa ao outro, tornando-o parte dessa relação.

Formas de diálogo

O diálogo da vida: A vida tem suas tristezas e suas alegrias, independente da fé e da cultura. Compartilhá-las é se relacionar. Dialogamos quando nos importamos com as pessoas, nos esforçando para sermos luz e apoio em meio às dificuldades que aparecem. Também dialogamos quando compartilhamos as nossas alegrias e a dos outros.

O diálogo das obras: Ações em conjunto também nos mostram uma forma de dialogar. O diálogo das obras indica que podemos não conhecer a vida do outro, suas preocupações e suas alegrias, mas podemos agir juntos e nessa ação acabamos por conhecer aquele que era desconhecido para nós. Eu posso não conhecer o meu vizinho, mas o problema da violência na minha rua atinge a nós dois. Tentar amenizar isso é interesse e preocupação nossa e quando trabalhamos por isso, apresentamos parte de nossa vida, como nós somos e pensamos, ao outro. É diálogo que acontece a partir de ações concretas que edifica relações concretas.

O diálogo intelectual: Juntamente com a vida e as ações na vida, temos nossos padrões mentais. Nossa forma de pensar que pode ser elemento de diálogo, de convivência, ou elemento que separa e exclui as idéias do outro. Por isso o confronto das idéias, apoiado no respeito e no direito ao livre pensamento, nos deixa frente a frente com idéias que se somam às nossas e com idéias que se opõem às nossas. Ser capaz de enfrentar tanto uma quanto outra é ser capaz de dialogar.

O diálogo da experiência religiosa: A experiência religiosa traduz a ação do Espírito em todas as pessoas. Na experiência religiosa de cada um, independente de qual seja a sua religião, nos deparamos com a forma que cada um é e se relaciona com o sagrado. Conhecer essa relação do outro não é negar a sua identidade, é viver a sua identidade com o outro. Cada pessoa dá seu testemunho, e esses testemunhos dialogam entre si.

Abraços

Rodrigo

Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive em Tapiraí, SP, Brazil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário