segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Depoimento: Aparecida P.

(O depoimento a seguir é opinião pessoal da pessoa que fez o depoimento. O Blog não faz julgamentos dos depoimentos. Não são mencionados nomes de médicos, de laboratórios e de remédios. Não é postado o nome completo de quem faz o depoimento. As mesmas perguntas são passadas a todos que escrevem seus depoimentos).

Você e a EM


Questões:

1.     Há quanto tempo você ficou sabendo que tem EM?

Foi em Agosto de 2006 – vai fazer 5 anos.



2.     Conte, um pouco, sobre como você ficou sabendo que tinha EM?

No domingo, no dia dos pais, eu fui ao sitio de meu sogro e no caminho senti que a minha perna direita estava dormente. Achei que era normal, mas na segunda-feira quando eu estava no serviço senti novamente esta dormência só que começou nos braços também. Eu fiquei com medo e fui ao médico. Chegando lá acharam que era um Infarto. Eu fui internada imediatamente, mas como não mexeu com a pressão, resolveram chamar um neuro, que por sorte era um médico da escola paulista de medicina e lá mesmo detectaram a EM.



3.     Como você e a sua família lidaram com isso?

No começo ficaram com muito medo, pois veio muitas conversas que ia acontecer isso ou aquilo, mas com o tempo descobri que não era nada de mais.



4.     O que você diria para alguém que soube recentemente que tem a EM e se encontra com muito medo para enfrentar essa nova realidade?

Para ter muita fé principalmente, pois não colocando na cabeça que tem a doença, ela desaparece.



5.     O que você diria para os familiares de alguém que soube recentemente que tem a EM?

Seja paciente, pois no começo é muito difícil. Não deixe que as pessoas de fora fiquem colocando coisas na cabeça do paciente. Pode até ler sobre o assunto que fica mais fácil, mas diminua 80% pois cada caso é um caso.



6.     Hoje como você se relaciona com a EM?



            - Alegrias: Sou muito feliz, amo todos da minha família e sei que me amam muito também.



            - Decepções: tive nenhuma.



            - Superações: seja você mesmo, pois me superei muito comigo mesmo



7.     Como você se vê hoje, depois de ser diagnosticado com EM?

Como já disse antes, no começo foi muito difícil, mas hoje sou uma pessoa normal, faço de tudo e me sinto muito bem.



8.     Fique a vontade para escrever comentários que queira fazer.

A primeira coisa que apreendi e que é muito importante é que a DOENÇA PEGOU VOCÊ MAS VOCÊ NÃO PRECISA PEGAR A DOENÇA, então faça tudo que tem vontade, ria muito, isso é muito bom, ame muito a vida e ocupe o seu tempo com coisas que você gosta, pois isso é muito importante para não ficar pensando na EM e aproveite as vantagens que ela te trouxe, pois eu uso vaga de deficiente, aproveito em filas, etc., pois já que ela veio então devemos aproveitar tudo. Espero de coração que esse depoimento sirva para você que tem EM, sou uma pessoa muito feliz.

Aparecida P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário