segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Depoimento: Fabiana D.

(O depoimento a seguir é opinião pessoal da pessoa que fez o depoimento. O Blog não faz julgamentos dos depoimentos. Não são mencionados nomes de médicos, de laboratórios e de remédios. Não é postado o nome completo de quem faz o depoimento. As mesmas perguntas são passadas a todos que escrevem seus depoimentos).

Você e a EM


Questões:

1.     Há quanto tempo você ficou sabendo que tem EM?

Meu diagnóstico é de 2007, há 4 anos.



2.     Conte, um pouco, sobre como você ficou sabendo que tinha EM?

Comecei a perder a visão do olho esquerdo, ficou um borrão negro no esquerdo e no direito uma névoa.



3.     Como você e a sua família lidaram com isso?

Buscando informações e ajuda de médico especializado em EM e psicóloga.



4.     O que você diria para alguém que soube recentemente que tem a EM e se encontra com muito medo para enfrentar essa nova realidade?

Que ela deve buscar ajuda dos profissionais ideais onde sinta plena confiança, fazer o tratamento direitinho, que é difícil, mas que ainda bem que podemos segurá-la por mais tempo. E que hoje as coisas estão evoluindo demais, por isso pro futuro, tudo ficará ainda melhor!!!



5.     O que você diria para os familiares de alguém que soube recentemente que tem a EM?

Que eles devem ficar atentos com a reação da pessoa, pois é uma doença cheia de manhas. A pessoa pode não aceitar suas limitações e se esforçar demais apenas para não preocupar seus familiares.

Outra coisa, dizer a eles que não o julguem pelo que vêem, porque os sintomas da EM, na maioria das vezes só são vistos com os olhos quando as coisas já estão avançadas.



6.     Hoje como você se relaciona com a EM?

Relaciono-me com a EM como ela se relaciona comigo. Por isso a vejo como minha amiga inseparável. O dia que ela me atormenta com seus sintomas exacerbados, costumo ficar apenas irritada.

Quando ela resolve sair pra dar uma volta, e eu fico sem sintomas por algum tempo, ela me deixa surpreendentemente feliz.

Mas quando, acontece dela surtar por algum motivo, do qual não sabemos, fico bem chateada e triste. Busco ajuda e faço tudo para voltar as pazes com a minha companheira e se caso ela me deixar uma lembrança (sequela) passo por cima mais uma vez, de uma triste recordação que não estragará a alegria e a felicidade da diversidade passada até agora.

Acredito que é assim o meu relacionamento com a EM!!



7.     Como você se vê hoje, depois de ser diagnosticado com EM?

As vezes esquisita, devido a tantas coisas diferentes que acontecem ao mesmo tempo com a gente, mas com certeza uma pessoa melhor e muito, mas muito mais madura!



8.     Fique a vontade para escrever comentários que queira fazer.

O comentário que gostaria de deixar e na verdade eu acho que até podemos chamar de dica e serve para vivermos melhor!

Tenha pensamento positivo sempre! Temos dentro de nós a maior máquina de desejos que é o nosso cérebro, se nós quisermos desejar o bem, ficaremos bem, mas também se for para o nosso mal ele também funciona. Por isso sempre devemos ter em mente pensamentos, que nos trazem sentimentos bons e que nos deixem com a energia bem otimista!!!!



Fabiana D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário