segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Depoimento: Sergio L.

(O depoimento a seguir é opinião pessoal da pessoa que fez o depoimento. O Blog não faz julgamentos dos depoimentos. Não são mencionados nomes de médicos, de laboratórios e de remédios. Não é postado o nome completo de quem faz o depoimento. As mesmas perguntas são passadas a todos que escrevem seus depoimentos).

Você e a EM


Questões:

1.     Há quanto tempo você ficou sabendo que tem EM?

5 anos.



2.     Conte, um pouco, sobre como você ficou sabendo que tinha EM?

Sentia muitas dores de cabeça, principalmente no calor. Eu pensava que era sinusite, mas após uma tomografia, constatou uma "mancha" no meu cérebro. Então foi pedida uma ressonância magnética e apareceu não uma, mas diversas manchas e aí por diante eu fiz outros exames e depois de 6 meses tive o diagnóstico de EM.



3.     Como você e a sua família lidaram com isso?

Eu fiquei muito ansioso e temeroso no início, pois não se sabia muita coisa sobre a doença. Eu fiquei pior quando eu fui a ABEM e vi vários cadeirantes. Minha família sempre me apoiou e continua me dando muita força. Eu agradeço sempre a Deus, pela família que eu tenho.



4.     O que você diria para alguém que soube recentemente que tem a EM e se encontra com muito medo para enfrentar essa nova realidade?

Acho que a primeira coisa é não se desesperar. Buscar conhecer melhor a doença e participar de algum tipo de associação de portadores de EM da sua região.



5.     O que você diria para os familiares de alguém que soube recentemente que tem a EM?

Que a família, assim como o próprio portador, busque conhecer melhor a doença e participe de grupos de portadores de EM. O amor da minha família faz parte do meu tratamento e tem surtido muitos resultados.



6.     Hoje como você se relaciona com a EM?



            - Alegrias: a minha EM é surto-remissão. Eu só lembro-me dela realmente quando tenho que me medicar.



            - Decepções: Ainda não consegui me acostumar com a medicação porque sempre odiei agulhas e agora, uma vez por semana, tenho um encontro com ela, além dos efeitos da medicação...



            - Superações: Superei a depressão que eu tive quando descobri o diagnóstico... e hoje eu me sinto bem.



7.     Como você se vê hoje, depois de ser diagnosticado com EM?

Sei que posso e vivo uma vida com qualidade e como uma pessoa normal, mas, às vezes, eu me pego pensando que pode acontecer algo que eu não queira para mim e decido viver o presente pois "só por hoje estou bem".



8.     Fique a vontade para escrever comentários que queira fazer.

Acalme-se, conheça melhor a EM, faça todo o acompanhamento necessário que for solicitado pelo seu médico. Siga seu tratamento corretamente e busque trocar idéias com pessoas que tem mais tempo de diagnóstico. Busque uma associação de portadores de EM e principalmente tenha fé em Deus e tudo o mais Ele Fará. Não se esqueça de viver um dia de cada vez.

Sergio L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário